Quadriláteros são polígonos que tem quatro lados. Existem vários quadriláteros. Vejamos como se acha a área deles.
Área de quadrados e retângulos:
Para descobrirmos a área de um quadrado ou retângulo, basta multiplicarmos as medidas de dois lados vizinhos.
Vejamos um exemplo.
Exemplo: Descubra a área do retângulo abaixo.
Área = 8cm . 5cm = 40 cm²
Exemplo:Descubra a área da figura abaixo.
Para descobrirmos a área, devemos dividir a figura em duas áreas conhecidas, no caso quadrado e retângulo, achar o valor destas áreas e, depois, somá-las.
Área A1 = 6cm.6cm = 36cm2 Área A2 = 4cm.10cm = 40cm2 Área total da figura = 36cm2 + 40cm2 = 76cm2.
Área de paralelogramos:
No caso do paralelogramo, se recortarmos e deslocarmos parte dele, conforme mostrado na figura abaixo, veremos que teremos um retângulo. Assim, a fórmula da área do paralelogramo é semelhante a do retângulo, ou seja:
Área = base . altura
Vejamos um exemplo.
Exemplo: Descubra a área do paralelogramo da caneta mostrada abaixo.
Temos que a área de paralelogramo será:
Área = base . altura
Área = 12 . 5 = 60
Portanto, a caneta tem 60 cm2 de areal lateral.
Repare que 7 cm não entra na fórmula da área pois não é nem a medida da base e nem a altura da caneta.
Área de losangos:
A fórmula da área do losango é semelhante a do retângulo, dividida por 2, onde D e d são as diagonais do losango, ou seja:
Vejamos um exemplo.
Exemplo: Descubra a área do brinco mostrado na figura ao lado.
Resposta: Utilizando a fórmula da área de um losango, teremos:
A = (6cm.3cm)/2
A = 18cm2/2
A = 9cm2
Portanto, a área ocupada pelo brinco é de 9 cm2.
Área de Triângulos
A área de um triângulo é obtida pela multiplicação da base desse triângulo (b) pela altura (h). A figura abaixo explica como pode ser feito isto.
Onde b é a base e h é a altura do triângulo.
Vejamos um exemplo.
Exemplo:A figura abaixo é um trapézio. Descubra a área dele.
Para achar a área da figura, dividimos ela em duas partes e, depois, somamos as áreas dessas partes.
Área A1 = 4m . 6m = 24m2
Área A2 = (8m . 6m)/2 = 24m2
Área total = 24m2 + 24m2 = 48m2
Comprimento de uma Circunferência
Os elementos de uma circunferência.
Circunferência:A circunferência é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão localizados a uma mesma distância r de um ponto fixo denominado centro da circunferência.
Círculo:é a região da circunferência com sua região interna.
Raio: Raio de um circunferência (ou de um círculo) é um segmento de reta com uma extremidade no centro da circunferência e a outra extremidade num ponto qualquer da circunferência.
Diâmetro:Diâmetro de uma circunferência (ou de um círculo) é o segmento de reta que passa pelo centro da circunferência. A medida de um diâmetro corresponde a medida de dois raios, ou seja,
diâmetro = raio + raio
d= 2 . r
Comprimento de uma Circunferência
Se DIVIDIRMOS A EXTENSÃO DE UMA CIRCUNFERÊNCIA, ou seja, o seu COMPRIMENTO (C) PELO SEU DIÂMETRO (d) encontraremos sempre um número que foi denominado de Pi (π).
Assim, em qualquer circunferência, teremos a fórmula:
_C_= π
d
Essa fórmula pode ser modificada levando a variáveldpara o outro lado da igualdade. Assim, teremos:
C = π . dou
C = π . 2 . r=>C = 2 . π . r
Hoje sabemos que o número Pi (π) é um número irracional, ou seja, infinito e sem períodos repetitivos, e com a ajuda dos computadores torna-se possível determinar centenas de milhões de casas decimais pertencentes a esse número. Aqui são apresentadas as primeiras cinquenta casas decimais:
π = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751. Normalmente, costumamos arredondar o valor de π para 3 , 3,1 ou 3,14 nos nossos cálculos.
Vejamos alguns exemplos práticos:
1º exemplo:O diâmetro de um aro de uma cesta de basquete mede 45 cm. Supondo π igual a 3, podemos dizer que o comprimento do aro seria de: ( a )130 cm ( b )135 cm ( c )140 cm ( d )145 cm ( e )150 cm Resposta:Foi dado o diâmetro = 45 cm, portanto: C = π . d
C = 3 . 45= 135 cm
2º exemplo:A roda maior de uma bicicleta antiga tem o seus raios medindo 50 cm. Supondo um valor de 3,1 paraπ, pergunta-se:
A-) qual é o comprimento dessa roda?
Resposta:Foi dado o raio = 50 cm, portanto:
C = 2 . π . r
C = 2 . 3,1 . 50
C = 310 cm
Área de um Círculo
A área de um círculo pode ser definida pela fórmula:
A = π . r2
onde r é o raio do círculo.
Vejamos alguns exemplos relacionados ao cálculo da área de um círculo.
1º exemplo:Duas pizzas foram entregues a um freguês que gosta muito de suas bordas. Descubra a área de cada uma delas, supondo que π seja 3.
Resposta: No problema, foi dado o diâmetro da pizza. Portanto, o raio será metade do diâmetro. Assim:
r=_d_=_20_=10 cm
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Utilizando a fórmula da área de um círculo, temos:
A = π . r2
A = 3 . 102
A = 3 . 100
A = 300 cm2
Portanto, a pizza tem uma área de 300 cm2.
Resposta: No problema, foi dado o raio da pizza, que é de 9 cm.
Utilizando a fórmula da área de um círculo, temos:
A = π . r2
A = 3 . 92
A = 3 . 81
A = 243 cm2
Portanto, a pizza tem uma área de aproximadamente 243 cm2.
2º exemplo:Um cachorro foi amarrado na esquina de uma casa por uma coleira cuja corrente mede 4 metros. Supondo que π seja 3, qual é o tamanho da área que o cachorro consegue circular? Resposta: Podemos ver que o espaço ocupa 3/4 de um círculo. Assim, após acharmos a área de todo um círculo, temos que dividir por 4 e depois multiplicar por 3 para achar a área desse espaço.
Utilizando a fórmula da área de um círculo, temos:
A = π . r2
A = 3 . 42
A = 3 . 16
A = 48
Dividindo por 4, temos:
A = 48 / 4= >A = 12
Multiplicando por 3, temos:
A = 12 . 3= >A = 36
Portanto, o espaço que o cachorro pode ocupar é de 36 m2.
VÍdeos 5
Os vídeos abaixo explicam sobre o tema Área de Quadriláteros e Comprimento e Área de Círculos.
Avaliação 5 (Valor de 10 pontos)
1º Exercício-) Para descobrir a área de da letra L que João tinha recortado de um cartaz, ele fez os cálculos mostrados na figura abaixo. Podemos dizer que esses cálculos:
(a) estão corretos e a área da letra L é de 73 cm2
(b) estão errados, pois não se pode somar duas áreas
(c) estão errados, pois existe uma fórmula própria para a letra L
(d) estão errados, pois errou em suas contas
2º Exercício-) Sabendo que uma quadra de basquete tem uma área de 600 m2, podemos dizer que seus lados X e Y devem medir:
(a) 5 m e 20 m
(b) 10 m e 30 m
(c) 20 m e 30 m
(d) 30 m e 50 m
3º Exercício-)Supondo que o valor deπ seja 3, podemos dizer que o comprimento da circunferência da figura abaixo será de:
(a) 130 cm
(b) 190 cm
(c) 240 cm
(d) 480 cm
2 PONTOS A MAIS-)Assista o vídeo abaixo e descubra quais são osdois números que estão abaixo que sejam equivalentes a fração 3/5 e ganhe mais dois pontos na sua nota.
(a) 0,4
(b) 0,6
(c) 1,4
(d) 30%
(e) 60%
(f) 6/15
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Tema 6: Expressões algébricas equivalentes
Duas expressões algébricas são chamadas equivalentes quando, substituindo a variável (letra) por um determinado número, encontramos o mesmo resultado após realizarmos as operações necessárias.
Por exemplo:
As três expressões algébricas abaixo são equivalentes:
2.n + 4
n + n + 4
2.(n + 2)
Como provamos isso?
Veja que se substituirmos a variável n por 1, por exemplo, teremos a mesma resposta após realizarmos as operações necessárias:
2.1 + 4 será igual a 2 + 4 que será 6
1 + 1 + 4 será igual a 6
2.(1 + 2) será igual a 2.3 que será 6
Assim, você poderia substituir n por qualquer outro número que sempre chegaria a um resultado igual para as três expressões algébricas.
Vejamos mais alguns exemplos.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Exemplo 3:
Exemplo 4:
Podemos encontrar expressões algébricas equivalentes em problemas que envolvem sequências de figuras ou de números, como no exemplo abaixo mostrado.
Exemplo 5:
Exemplo 6:
Exemplo 7:
Exemplo 8:
VÍdeos 6
Os vídeos abaixo explicam sobre o tema Expressões Algébricas Equivalentes.
Avaliação 6 (Valor de 10 pontos)
1º Exercício-) Uma expressão algébrica equivalente a 4X + 8 seria:
(a) (2X + 4) + (2X + 4)
(b) 2.(X + 8) + 2.(X + 8)
(C) 2X + 2X + 2 + 2
(D) 8.(X + 2)
2º Exercício-) Os primeiros elementos de uma sequência numérica que corresponderia a expressão 2.(X + 1) + X seria:
(a) 3, 6, 9, 12, ...
(b) 5, 10, 15, 20, ...
(c) 5, 8, 11, 14, ...
(d) 10, 12, 15, 19, ...
3º Exercício-) João realizou um exercício que pedia uma expressão algébrica que fosse equivalente a(X - 3B).(X + B)e resolveu da forma que está mostrado abaixo.
Podemos dizer que João:
(a) acertou o exercício
(b) errou na primeira linha
(c) errou na segunda linha
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Tema 7: Que Gráfico devo utilizar?
Vamos ver quais seriam os principais tipos de gráficos e quando devemos utilizá-los.
Gráficos de barra: Os gráficos de barras são utilizados quando se deseja comparar as partes (barras) que estão relacionadas nele. As barras podem ser horizontais ou verticais que, neste caso, é conhecido como gráfico de colunas.
Gráficos de linha: Os gráficos de linha são ideais para que possamos compreender melhor o que está acontecendo ao longo do tempo em relação a aquele tema e também termos uma noção do que poderá vir a ocorrer depois.
Gráfico de setores Gráficos de setores são também chamados de gráficos de pizza. Gráficos de pizza normalmente são utilizados para que possamos comparar a importância de cada pedaço em relação ao total, que seria todo o círculo.
Vejamos um exemplo resolvido:
Exemplo 1: Uma pesquisa realizada em uma escola mostrou que:
25% dos alunos gostam de geografia;
30% dos alunos gostam de matemática;
45% dos alunos gostam de artes;
30% dos alunos não gostam de nenhuma dessas disciplinas.
Que tipo de gráfico você utilizaria para representar essa pesquisa?
Resposta: O gráfico mais adequado seria o de COLUNAS, pois se somarmos todas as porcentagens veremos que dará um valor maior que 100% e, assim, não podendo ser representado por um gráfico de SETORES, onde o círculo inteiro representa o total de 100%.
Por não haver uma continuidade como o tempo, também não podemos representar através de um gráfico de LINHAS. Abaixo temos um exemplo de como ficaria o gráfico.
Cite um exemplo dessa pesquisa em que poderíamos utilizar um gráfico de LINHAS.
Resposta: Se na pesquisa tivéssemos observado, por exemplo, o interesse dos alunos por essas matérias ao longo do ano, como mostrado abaixo.
VÍdeos 7
Os vídeos abaixo explicam sobre o tema Gráficos.
Avaliação 7 (Valor de 10 pontos)
Exercício 1 Abaixo temos um gráfico de linha sobre a venda e o custo de bicicletas.
Podemos dizer que a maior vantagem do gráfico de linha sobre os demais gráficos é que ele:
(a) é mais fácil de calcular.
(b) permite analisar as alterações ao longo do tempo, ajudando assim a percebermos o que pode ocorrer no futuro.
(c) ocupa menos espaço.
(d) permite colocar todos os dados de uma pesquisa, diferente dos demais gráficos.
Exercício 2 Abaixo temos um gráfico de setores (ou de "pizza"). Com base nele, podemos dizer que:
(a) o transporte rodoviário e o dutoviário juntos são responsáveis por mais da metade do transporte de carga.
(b) o transporte aéreo e aquaviário são os que menos transportam carga.
(c) o transporte ferroviário é mais importante que o transporte rodoviário.
(d) o transporte aéreo transporta tanta carga quanto os transportes rodoviário e ferroviário juntos.
Assista ao vídeo abaixo sobre Expressões Algébricas Equivalentes e resolva os dois próximos exercícios para conquistar mais cinco pontos que poderão melhorar ainda mais sua nota nesta prova.
Exercício 3 Um aluno tentou modificar uma expressão algébrica para criar outra equivalente a ela. A figura abaixo mostra os passos que ele fez. Observando o que foi feito, podemos dizer que:
(a) ele errou logo na LINHA 1
(b) ele errou na LINHA 2
(c) ele errou na LINHA 3
(d) ele acertou tudo
Exercício EXTRA (valor de 2 pontos) Abaixo temos duas expressões algébricas equivalentes a expressão 2B.(3A - 6 + 9B)
Quais seriam essas duas expressões:
(a) 6AB - 12B + 18B2
(b) 6B.(A - 2 + 3B)
(c) 8B - 20A - 18B
(d) 5AB - 8B + 11B2
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