Junho

 

Tema 5: Área de Figuras Planas

Área de Quadriláteros


Quadriláteros são polígonos que tem quatro lados. Existem vários quadriláteros. Vejamos como se acha a área deles.

Área de quadrados e retângulos:

Para descobrirmos a área de um quadrado ou retângulo, basta multiplicarmos as medidas de dois lados vizinhos. 
Vejamos um exemplo.
Exemplo: Descubra a área do retângulo abaixo.
 Área = 8cm . 5cm = 40 cm²
 
Exemplo: Descubra a área da figura abaixo.
Para descobrirmos a área, devemos dividir a figura em duas áreas conhecidas, no caso quadrado e retângulo, achar o valor destas áreas e, depois, somá-las.
Área A1 = 6cm.6cm = 36cm2
Área A2 = 4cm.10cm = 40cm2
Área total da figura = 36cm2 + 40cm2 = 76cm2.

Área de paralelogramos:

No caso do paralelogramo, se recortarmos e deslocarmos parte dele, conforme mostrado na figura abaixo, veremos que teremos um retângulo. Assim, a fórmula da área do paralelogramo é semelhante a do retângulo, ou seja:
Área = base . altura


Vejamos um exemplo.
Exemplo: Descubra a área do paralelogramo da caneta mostrada abaixo.
Temos que a área de paralelogramo será:
Área = base . altura
Área = 12 . 5 = 60
Portanto, a caneta tem 60 cm2 de areal lateral.
Repare que 7 cm não entra na fórmula da área pois não é nem a medida da base e nem a altura da caneta.

Área de losangos:

A fórmula da área do losango é semelhante a do retângulo, dividida por 2, onde D e d são as diagonais do losango, ou seja:

Vejamos um exemplo.
Exemplo: Descubra a área do brinco mostrado na figura ao lado.
Resposta: Utilizando a fórmula da área de um losango, teremos:
A = (6cm.3cm)/2
A = 18cm2/2
A = 9cm2
Portanto, a área ocupada pelo brinco é de 9 cm2.

Área de Triângulos


A área de um triângulo é obtida pela multiplicação da base desse triângulo (b) pela altura (h). A figura abaixo explica como pode ser feito isto.
Onde b é a base e h é a altura do triângulo.
Vejamos um exemplo.
Exemplo: A figura abaixo é um trapézio. Descubra a área dele.
Para achar a área da figura, dividimos ela em duas partes e, depois, somamos as áreas dessas partes. 

Área A1 = 4m . 6m = 24m2
Área A2 = (8m . 6m)/2 = 24m2
Área total = 24m2 + 24m= 48m2


Comprimento de uma Circunferência


Os elementos de uma circunferência.

Circunferência: A circunferência é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão localizados a uma mesma distância r de um ponto fixo denominado centro da circunferência.
Círculo: é a região da circunferência com sua região interna.
Raio: Raio de um circunferência (ou de um círculo) é um segmento de reta com uma extremidade no centro da circunferência e a outra extremidade num ponto qualquer da circunferência.
Diâmetro: Diâmetro de uma circunferência (ou de um círculo) é o segmento de reta que passa pelo centro da circunferência. A medida de um diâmetro corresponde a medida de dois raios, ou seja,
diâmetro = raio + raio
d= 2 . r

Comprimento de uma Circunferência


Se DIVIDIRMOS A EXTENSÃO DE UMA CIRCUNFERÊNCIA, ou seja, o seu COMPRIMENTO (C) PELO SEU DIÂMETRO (d) encontraremos sempre um  número que foi denominado de 
Pi (π). 
Assim, em qualquer circunferência, teremos a fórmula:
                           _C_  = π
                             d
Essa fórmula pode ser modificada levando a variável d para o outro lado da igualdade. Assim, teremos:

C = π . d      ou    
C = π . 2 . r    =>   C = 2 . π . r 

Hoje sabemos que o número Pi (π) é um número irracional, ou seja, infinito e sem períodos repetitivos, e com a ajuda dos computadores torna-se possível determinar centenas de milhões de casas decimais pertencentes a esse número. Aqui são apresentadas as primeiras cinquenta casas decimais: 
π = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751. Normalmente, costumamos arredondar o valor de π  para 3 , 3,1 ou 3,14 nos nossos cálculos.

Vejamos alguns exemplos práticos:

1º exemplo:  O diâmetro de um aro de uma cesta de basquete mede 45 cm. Supondo π igual a 3, podemos dizer que o comprimento do aro seria de:
( a )  130 cm

( b )  135 cm
( c )  140 cm
( d )  145 cm
( e )  150 cm
Resposta:  Foi dado o diâmetro = 45 cm, portanto:
C = π . d 

C = 3 . 45 = 135 cm

2º exemplo: A roda maior de uma bicicleta antiga tem o seus raios medindo 50 cm. Supondo um valor de 3,1 para π, pergunta-se:
A-) qual é o comprimento dessa roda?
Resposta:  Foi dado o raio = 50 cm, portanto:
C = 2 . π . r 
C = 2 . 3,1 . 50 
C = 310 cm

Área de um Círculo



área de um círculo pode ser definida pela fórmula:


A = π . r2
onde r é o raio do círculo.

Vejamos alguns exemplos relacionados ao cálculo da área de um círculo.

1º exemplo: Duas pizzas foram entregues a um freguês que gosta muito de suas bordas. Descubra a área de cada uma delas, supondo que π seja 3.
 Resposta: No problema, foi dado o diâmetro da pizza. Portanto, o raio será metade do diâmetro. 
Assim:
r  =  _d_  =  _20_  =  10 cm
         2           2
Utilizando a fórmula da área de um círculo, temos:
A = π . r2
A = 3 . 102       
A = 3 . 100                    
A = 300 cm2
Portanto, a pizza tem uma área de 300 cm2. 


Resposta: No problema, foi dado o raio da pizza, que é de 9 cm.
Utilizando a fórmula da área de um círculo, temos:
A = π . r2
A = 3 . 92  
A = 3 . 81    
A = 243 cm2
Portanto, a pizza tem uma área de aproximadamente 243 cm2.

2º exemplo: Um cachorro foi amarrado na esquina de uma casa por uma coleira cuja corrente mede 4 metros. Supondo que π seja 3, qual é o tamanho da área que o cachorro consegue circular?
Resposta: Podemos ver que o espaço ocupa 3/4 de um círculo. Assim, após acharmos a área de todo um círculo, temos que dividir por 4 e depois multiplicar por 3 para achar a área desse espaço.
Utilizando a fórmula da área de um círculo, temos:
A = π . r2
A = 3 . 42           
A = 3 . 16              
A = 48
Dividindo por 4, temos:
A = 48 / 4            = >          A = 12
Multiplicando por 3, temos:
A = 12 . 3            = >          A = 36
Portanto, o espaço que o cachorro pode ocupar é de 36 m2.

 VÍdeos 5


Os vídeos abaixo explicam sobre o tema Área de Quadriláteros e Comprimento e Área de Círculos.





 Avaliação 5 (Valor de 10 pontos)

1º Exercício-) Para descobrir a área de da letra L que João tinha recortado de um cartaz, ele fez os cálculos mostrados na figura abaixo. Podemos dizer que esses cálculos:

(a)  estão corretos e a área da letra L é de 73 cm2

(b)  estão errados, pois não se pode somar duas áreas

(c)  estão errados, pois existe uma fórmula própria para a letra L

(d)  estão errados, pois errou em suas contas


2º Exercício-) Sabendo que uma quadra de basquete tem uma área de 600 m2, podemos dizer que seus lados X e Y devem medir:
(a)  5 m  e  20 m
(b)  10 m  e  30 m
(c)  20 m  e  30 m
(d)  30 m  e  50 m

3º Exercício-) Supondo que o valor de π seja 3, podemos dizer que o comprimento da circunferência da figura abaixo será de:
(a)  130 cm 
(b)  190 cm 
(c)  240 cm 
(d)  480 cm 

2 PONTOS A MAIS-) Assista o vídeo abaixo e descubra quais são os dois números que estão abaixo que sejam equivalentes a fração 3/5 e ganhe mais dois pontos na sua nota.
(a)  0,4
(b)  0,6
(c)  1,4
(d)  30%
(e)  60%
(f)  6/15

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Tema 6: Expressões algébricas equivalentes


Duas expressões algébricas são chamadas equivalentes quando, substituindo a variável (letra) por um determinado número, encontramos o mesmo resultado após realizarmos as operações necessárias. 

Por exemplo:

As três expressões algébricas abaixo são equivalentes:

2.n + 4  
n + n + 4    
2.(n + 2)
Como provamos isso?
Veja que se substituirmos a variável n por 1, por exemplo, teremos a mesma resposta após realizarmos as operações necessárias:
2.1 + 4  será igual a  2 + 4  que será 6
1 + 1 + 4  será igual a 6
2.(1 + 2)  será igual a  2.3  que será 6
Assim, você poderia substituir n por qualquer outro número que sempre chegaria a um resultado igual para as três expressões algébricas.
Vejamos mais alguns exemplos.

Exemplo 1:
Exemplo 2:
Exemplo 3:
Exemplo 4:

Podemos encontrar expressões algébricas equivalentes em problemas que envolvem sequências de figuras ou de números, como no exemplo abaixo mostrado.
Exemplo 5:

Exemplo 6:



Exemplo 7:

Exemplo 8:

 VÍdeos 6


Os vídeos abaixo explicam sobre o tema Expressões Algébricas Equivalentes.






 Avaliação 6 (Valor de 10 pontos)

1º Exercício-) Uma expressão algébrica equivalente a  4X + 8 seria:

(a)  (2X + 4) + (2X + 4)

(b)  2.(X + 8) + 2.(X + 8)

(C)  2X + 2X + 2 + 2

(D)  8.(X + 2)


2º Exercício-) Os primeiros elementos de uma sequência numérica que corresponderia a expressão  2.(X + 1) + X  seria:
(a)   3,     6,     9,     12,   ...
(b)   5,     10,     15,     20,   ...
(c)   5,     8,      11,     14,   ...
(d)  10,     12,    15,     19,   ...

3º Exercício-) João realizou um exercício que pedia uma expressão algébrica que fosse equivalente a (X - 3B).(X + B) e resolveu da forma que está mostrado abaixo.
Podemos dizer que João:
(a)  acertou o exercício
(b)  errou na primeira linha
(c)  errou na segunda linha

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Tema 7: Que Gráfico devo utilizar?


Vamos ver quais seriam os principais tipos de gráficos e quando devemos utilizá-los.

Gráficos de barra:

Os gráficos de barras são utilizados quando se deseja comparar as partes (barras) que estão relacionadas nele. As barras podem ser horizontais ou verticais que, neste caso, é conhecido como gráfico de colunas.




Gráficos de linha:


Os gráficos de linha são ideais para que possamos compreender melhor o que está acontecendo ao longo do tempo em relação a aquele tema e também termos uma noção do que poderá vir a ocorrer depois.



Gráfico de setores

Gráficos de setores são também chamados de gráficos de pizza. Gráficos de pizza normalmente são utilizados para que possamos comparar a importância de cada pedaço em relação ao total, que seria todo o círculo.


Vejamos um exemplo resolvido:

Exemplo 1: Uma pesquisa realizada em uma escola mostrou que:

25% dos alunos gostam de geografia;

30% dos alunos gostam de matemática;

45% dos alunos gostam de artes;

30% dos alunos não gostam de nenhuma dessas disciplinas.

Que tipo de gráfico você utilizaria para representar essa pesquisa?

Resposta: O gráfico mais adequado seria o de COLUNAS, pois se somarmos todas as porcentagens veremos que dará um valor maior que 100% e, assim, não podendo ser representado por um gráfico de SETORES, onde o círculo inteiro representa o total de 100%. 

Por não haver uma continuidade como o tempo, também não podemos representar através de um gráfico de LINHAS. Abaixo temos um exemplo de como ficaria o gráfico.

Cite um exemplo dessa pesquisa em que poderíamos utilizar um gráfico de LINHAS.

Resposta: Se na pesquisa tivéssemos observado, por exemplo, o interesse dos alunos por essas matérias ao longo do ano, como mostrado abaixo.


 VÍdeos 7


Os vídeos abaixo explicam sobre o tema Gráficos.





 Avaliação 7 (Valor de 10 pontos)


 Exercício 1  Abaixo temos um gráfico de linha sobre a venda e o custo de bicicletas. 
Podemos dizer que a maior vantagem do gráfico de linha sobre os demais gráficos é que ele:
(a)  é mais fácil de calcular.
(b)  permite analisar as alterações ao longo do tempo, ajudando assim a percebermos o que pode ocorrer no futuro.
(c)  ocupa menos espaço.
(d)  permite colocar todos os dados de uma pesquisa, diferente dos demais gráficos.

Exercício 2  Abaixo temos um gráfico de setores (ou de "pizza"). Com base nele, podemos dizer que:
(a)  o transporte rodoviário e o dutoviário juntos são responsáveis por mais da metade do transporte de carga.
(b)  o transporte aéreo e aquaviário são os que menos transportam carga.
(c)  o transporte ferroviário é mais importante que o transporte rodoviário.
(d)  o transporte aéreo transporta tanta carga quanto os transportes rodoviário e ferroviário juntos.

Assista ao vídeo abaixo sobre Expressões Algébricas Equivalentes e resolva os dois próximos exercícios para conquistar mais cinco pontos que poderão melhorar ainda mais sua nota nesta prova.

Exercício 3  Um aluno tentou modificar uma expressão algébrica para criar outra equivalente a ela. A figura abaixo mostra os passos que ele fez. Observando o que foi feito, podemos dizer que:
(a) ele errou logo na LINHA 1
(b) ele errou na LINHA 2
(c) ele errou na LINHA 3
(d) ele acertou tudo

Exercício EXTRA (valor de 2 pontos)  Abaixo temos duas expressões algébricas equivalentes a expressão  2B.(3A - 6 + 9B)
Quais seriam essas duas expressões:
(a)  6AB - 12B + 18B2
(b)  6B.(A - 2 + 3B)
(c)  8B - 20A - 18B
(d)  5AB - 8B + 11B2

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